Treinos de Corrida RUNCROSSTRAIL

Treino em casa

Treino em casa
Treino Online RUNCROSSTRAIL

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Sobrevalorização das longas distâncias no Trail Running

Trilhos na Praia do Norte


     O Trail Running é uma das Modalidades Desportivas que mais cresceu nestes últimos anos... poderemos dizer que é um dos Desportos da Moda!!!
     Se perguntarmos à maior parte das pessoas o que é para elas o Trail Running, uma grande parte dirá que, é aquela modalidade em que se fazem muitos quilometros... até poderíamos aceitar isso de pessoas que não estão ligadas a este desporto mas, muitas destas respostas surgem de pessoas que estão no meio.
     O Trail Running, tal como o nome indica poderá ser definido como uma Corrida em Trilhos, seja esta corrida de 100 km ou de apenas 1000 metros no quintal da nossa Avó...  o problema é que esta mentalidade de que o Trail Running é fazer dezenas e dezenas de quilómetros, já se está a apoderar de um grande número de organizações pois, se há uns anos atrás, o nome de Trail Curto era atribuído a uma prova de cerca de 10 km, hoje em dia já temos algumas organizações a a atribuirem essa designação a uma prova de 20 km. Ao ritmo que isto vai, daqui a 10 anos estaremos a fazer Trails Curtos de 100 km. Cada vez vemos mais pessoas obcecadas em fazer provas cada vez mais longas e sendo que, mais de metade delas, não treina nem possui capacidades para o fazerem, pois se analisarmos os tempos de prova de distâncias superiores a 40 kms verificamos que há um grande número de indivíduos a fazer médias abaixo dos 5 km/h, ou seja, fizeram a maior parte da prova a caminhar mas, o que importa hoje em dia é ser finisher nem que para isso demorem 1 dia a fazerem 100 km. Cada um é livre de fazer o que quer mas, há que tentar alertar e sensibilizar esses indivíduos para os danos que estão a provocar na sua saúde pois, o desporto é extremamente saudável mas, tudo o que é em excesso não é benéfico para o organismo e, pretende-se que o Desporto seja algo para a vida e não para fazer durante meia dúzia de anos e depois arrumar as sapatilhas, porque as lesões nos impedem de fazer qualquer prática desportiva.
     Mas, esta sobrevalorização das provas longas não passa apenas pelos atletas mas,também e, principalmente pelas organizações. Se observarmos o regulamento das provas, o Trail Curto (alguns com 20 km) é considerado para iniciados; os atletas do Trail Curto terão que dar prioridade sempre aos do Trail Longo; as classificações por escalões no Trail Curto simplesmente não existem na maior parte das provas pois. ou ficamos nos 3 primeiros lugares da geral ou então não temos qualquer mérito e , como é lógico não poderemos comparar um indivíduo de 20 anos com um de 70 anos em termos de capacidade física mas, o que é certo é que isso acontece em quase todos os Trail Curtos mas, se fizermos um Trail de 40 km, aí já há escalões para todos os gostos; os melhores prémios são sempre para os atletas do Trail Longo o que não terá muita lógica, já que os outros atletas pagam de igual forma e, se observarmos bem, o Trail Curto é quase sempre o mais rentável para a organização mas, já que não querem dar os mesmo prémios nas várias distâncias, ao menos criem escalões também para o Trail Curto para tornarem a competição mais justa; outros dos aspectos interessantes que poderemos observar é que para o senso comum, os melhores atletas são os que fazem mais kms. Isto é a mesma coisa que dizer que o Mo Farah é melhor que o Usain Bolt.... ambos são corredores de outro mundo, e não é por um fazer mais kms que o outro, que este possa ser considerado inferior. Cada um tem as suas características e deve treinar de forma a potenciar a sua genética... cada um é bom na sua especialidade.... e deverá fazer o que lhe dará mais prazer desde que não ponha em causa a sua saúde!!!!
      Esta é apenas a minha opinião como praticante da modalidade e observador!!! Não deixem de comentar, estejam ou não de acordo!!! Só não vale insultar!!! :) O objectivo é mesmo trocar opiniões e ideias!!!  Bons treinos e boas provas!! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário