Treinos de Corrida RUNCROSSTRAIL

Treino em casa

Treino em casa
Treino Online RUNCROSSTRAIL

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Como manter a motivação nos Treinos de Corrida

Treino de corrida - Nazaré

      A motivação é algo que poderá distinguir um corredor de topo de um corredor dito normal... o ponto mais forte do atletas de elite não é, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a sua força e poder físico, mas sim a sua força e o seu poder mental... a capacidade de treino, sofrimento, o espírito de sacrifício, o sair de casa independentemente da hora e das condições adversas e, a capacidade para darem tudo o que têm mesmo quando parece que já não há energia para mais, fazem a grande diferença em competição mas, como manter a motivação para os treinos diários ou bi-diários? Não é fácil auto-motivarmos-nos para treinarmos diariamente com o mesmo prazer e sempre focados no que estamos a fazer... todos nós já pensámos: "Tenho que ir treinar mas, não me apetece nada...". Pois é, mas afinal quem é que manda em nós?!!! É fácil... SOMOS NÓS.... :) 
       O segredo passa por arranjarmos formas de nos auto-motivar de maneira a que possamos cumprir o objectivo que nos propomos em cada treino.... Eu criei algumas formas de me auto-motivar... isto não quer dizer que seja algo que resulte com todos mas, comigo resulta,,,, :) Aqui seguem algumas formas que a minha mente criou para ter sempre altos níveis de motivação em cada um dos treinos que faço:

Treino de rampas - Qualquer atleta que pratique Trail Running e que pretenda correr acima da média, deverá efectuar um Treino de Rampas (consiste em fazer repetições de corrida em subidas com elevada inclinação) pelo menos uma vez por semana mas, na primeira vez que fazemos uma determinada rampa a motivação é elevada, pois não temos a pressão de tempos anteriores, nem qualquer referência de tempo mas, depois de fazermos a mesma rampa em alguns treinos e verificarmos que a evolução é nula, a motivação decresce e, a vontade de a voltarmos a subir é pouca ou nenhuma... quando chegamos a esta fase, ou mesmo antes, será a altura de mudar e fazer outra rampa com diferente inclinação, distância, piso e paisagens diferentes... nos meus treinos, a partir do momento em que atinjo um nível elevado numa determinada rampa e vejo que não é fácil melhorar os tempos anteriores parto para outra e, parece que começo tudo de novo e, afinal, rampas é algo que não falta por aí....  passado algum tempo volto a repetir a mesma rampa e, verifico a evolução que por vezes acaba por ser surpreendente..... :)

Treino de Desnível - Quem disse que o nosso treino tem que ser baseado em tempo e distância?!!! Não temos obrigatoriamente de fazer treinos baseados nestes parâmetros... um dos treinos que costumo efectuar de forma regular mas, que já obriga a ter um relógio GPS de alguma qualidade, é correr com objectivo de fazer um determinado Desnível Positivo (distância vertical que subimos)... desligo-me completamente do tempo e da distância e só paro quando atinjo um determinado desnível... sem pressão de tempo ou distância...

Treino de calorias - Este é um treino que geralmente faço quando corro a um ritmo mais lento... quer queiramos quer não, quem corre e, deseja atingir um nível interessante tem que ser magro e, possuir índices de massa gorda muito baixos... e como tal, há que perder calorias!!!! :)  Estabeleço um objectivo inicial, como por exemplo: "Hoje vou queimar 1000 calorias" e ponho-me ao caminho e só paro quando atinjo esse valor...  :) 

Treino de Segmentos - Para fazer este tipo de treino necessitamos de ter conta na Aplicação Strava... esta aplicação. ou rede social desportiva, permite-nos criar Segmentos em determinadas partes dum percurso que fazemos... Exemplo: Vou fazer um treino de 10 km e nesse percurso tenho uma subida de 500 metros que gostaria de criar um segmento... selecciono então essa parte do percurso e crio então esse pequeno percurso... mas, para que é que isso serve?!!! O que acontece é que depois de criar esse segmento, sempre que eu, ou outra pessoa, passe por aquela zona do percurso, a aplicação automaticamente analisará, o tempo que fizemos, mostrando-nos os nossos melhores tempos, se batemos ou não  o nosso recorde nesse segmento, em que lugar estamos no ranking em comparação com todos o outros indivíduos  que já passaram nessa parte do percurso... estes dados e, para quem tem o bichinho da competição, faz com que cada vez que passemos por um segmento nos esforcemos para melhorar o nosso tempo e o nosso ranking na competição.... é uma forma de fazermos uma Prova em Treino... Aqui segue o link dum segmento que criei no Strava: https://www.strava.com/segments/11341239 ... da próxima vez que passar neste segmento tenho a certeza que me esforçarei para bater o meu actual recorde... :)

Treino de Séries - Para corrermos a um ritmo superior e para melhorarmos os nossos tempos, temos que dar estímulos diferentes ao corpo... porque, não é a corrermos sempre o mesmo percurso e sempre à mesma velocidade que iremos evoluir... inicialmente, é tudo muito fácil, pois o corpo não está habituado ao esforço e, em qualquer corrida que façamos, estamos a dar um estímulo diferente ao corpo e consequentemente a evoluir mas, iremos certamente atingir o ponto de estagnação e, é aí que entram as séries... no entanto não é fácil auto-motivarmos-nos para este tipo de treino porque efectivamente, DÓI MUITO... :) e, por vezes, algo tão simples como, invés de fazermos séries de 1000 metros, fazermos de 800m, ou 1200m, poderá motivar-nos fortemente, já que estaremos a fazer distâncias diferentes, e sem a pressão do tempo que deveríamos fazer nas séries de 1000m ... e porque não fazer na semana a seguir séries de 2000 metros,, ou séries em pirâmide (tipo 200m+400+800+1000+800+400+200).... resumindo, há uma infinidade de formas de diversificar o trabalho de séries e, todo o tipo de treino é importante...

Treino de Fartlek - O jogo de Velocidades é algo que também é uma excelente forma de evitar a monotonia do treino e de nos mantermos motivados... existem inúmeras formas de fazer Fartlek... no Link Fartlek Training poderão observar várias formas de se auto-motivarem...

Treino Multi-Desportivo - E porque não fazermos outro tipo de desporto pelo menos uma vez por semana?!!! Uma das formas de quebrar a rotina é, sem dúvida, fazermos uma actividade física diferente... na minha opinião acho que essa actividade deverá ser efectuada no dia seguinte a um treino mais intenso, como forma de fazermos um descanso activo dos principais grupos musculares... desportos como andar de bicicleta, natação etc. etc...  tudo serve para sair da rotina e para mantermos a motivação...

Treino com música - A música também poderá funcionar como um excelente "Dopping" no treino..  esta desperta um conjunto de sensações que nos poderá ajudar a efectuar um treino... o tempo passa mais rápido... se for uma musica de batida forte poderá ajudar-nos nos treinos mais intensos...  e quando vamos ouvir uma Playlist pela primeira vez, até nos esquecemos que estamos a correr... ;) No link Playlist Runcrosstrail poderão ouvir algumas músicas que me motivam no meus treinos... :)

O que escrevi não é nenhuma fórmula mágica mas é algo que resulta comigo mas, cada pessoa é uma pessoa... e uma certeza que tenho é que a mente é muito mais forte do corpo... e vocês, que estratégias utilizam para se auto-motivarem?!!!










Sem comentários:

Enviar um comentário