Translate

Planos de Treino online - Corrida, Trail Running, Fitness e Perder peso

Planos de Treino de Trail Running - Corrida online

Planos de Treino Online Todos nós temos imenso potencial dentro de nós mas, por vezes, não recorremos aos melhores métodos, para o ...

Horário Aulas e Corridas 2017

Horário Aulas e Corridas 2017
Horário Aulas e Corridas 2017

Mensagens populares

Compra os melhores suplementos com o melhor desconto

Compra os melhores suplementos com o melhor desconto
Ao finalizares a Encomenda Insere o código RUNCROSSTRAIL para teres até 15% de desconto na loja Prozis: http://www.prozis.com/NyS Encomenda já hoje !!

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Regras fundamentais nos Planos Treino Desporto - RCT Evolution


Planos de Treino Desportivo - Corrida - RCT Evolution

     
Regras fundamentais nos Planos de Treino Desportivo
RCT Evolution

     O Desporto Outdoor, sofreu um grande crescimento nos últimos anos... desportos como o Trail Running, Trail Urbano, Corridas de Obstáculos, BTT e muitos outros, fazem parte do Programa Semanal de muitas Famílias. No entanto, algo que provavelmente começou como uma brincadeira, começa a deixar de o ser, a partir do momento em que surge a necessidade e o desejo de evoluir e melhorar o seu desempenho em cada Prova que participam. Contudo, e de uma forma geral, a maior parte das pessoas treina por treinar e, limita-se a aumentar a quilometragem e as horas de treino, sem efectuar qualquer planeamento e, esquecendo-se dos Princípios Fundamentais do Treino. Se os tivermos em conta evitamos lesões, sobre-treino, retrocesso ou estagnação do processo de evolução e iremos verificar que o nosso organismo irá responder de forma muito mais eficaz em Competição. Aqui seguem alguns dos Princípios Fundamentais no Planeamento do Treino de qualquer Atleta:

1- Princípio da Individualidade: Cada um dos indivíduos possui características diferentes dos outros, logo, o Plano de Treino adequado para um, não será necessariamente o Plano adequado para outro, independentemente de possuírem, ou não, os mesmos objectivos. Hoje em dia, está muito na moda ir buscar planos de Treino ao site A, B ou C mas, há que fazer adaptações às características individuais de cada indivíduo e, como tal, só um Profissional da Área do Desporto terá habilitações para o fazer, porque, apesar das Características Genéticas serem extremamente importantes no desempenho dum atleta, é tão, ou mais importante um treino direccionado e planeado, de forma a potenciar ao máximo o potencial de cada um.

2- Principio da Sobrecarga: A forma como intensidade do Treino é doseada, é fulcral para o aumento das Capacidades Físicas de qualquer Atleta. Se não aplicarmos estímulos mais fortes e diferentes ao organismo, ele irá estagnar o processo de evolução. Muitos são os Atletas que pretendem melhorar os seus tempos mas, se lhe perguntarmos que tipo de Treino fazem, eles dizem-nos que fazem o mesmo treino e sempre com a mesma intensidade ao longo de vários anos e, desta forma, a evolução torna-se nula... No entanto, há que saber dosear a intensidade dos treinos, pois depois de uma carga forte deveremos respeitar o período de recuperação, denominado "super-compensação", e aplicar nova carga apenas no final deste período, quando o organismo supostamente estará adaptado e preparado para assimilar estímulos mais fortes. Recomenda-se, que depois um treino de intensidade forte, só seja aplicada nova carga intensa, depois de passadas 48 horas, no mínimo. No dia, a seguir a um treino intenso de corrida por exemplo, poderemos fazer um treino a ritmo mais baixo, trabalhar músculos diferentes, fazer um outro desporto....

3- Princípio da Especificidade: Todos os Desportos possuem os seus movimentos específicos e, como tal, se queremos melhorar a nossa performance na corrida por exemplo, não podemos esperar que o facto de treinarmos Natação e, de melhorarmos a nossa performance nesta modalidade, consigamos obter uma evolução equivalente num desporto como a corrida. São desportos diferentes, que pretendem qualidade físicas, sistemas energéticos, coordenação psico-motora e segmentos corporais diferentes. Os outros desportos poderão e, deverão ser vistos como um complemento mas não como a "essência" do Treino.

4- Princípio da continuidade: Todos nós já ouvimos dizer: "Andei a treinar 1 mês seguido de forma regular e, agora parei 15 dias e parece que já perdi a forma física que tinha ganho..."  Pois é, não é 100% verdade mas, é quase... :) Para que o organismo se adapte e melhore a sua condição física, deveremos dar-lhe estímulos de forma regular e repetidamente, pois a continuidade é fundamental para o organismo se adaptar de forma progressiva.

5- Princípio da Reversibilidade: As capacidades físicas que ganhamos em consequência do treino não são "eternas"... e, infelizmente, não se mantêm, após uma interrupção prolongada da Actividade. No entanto, essa "diminuição" irá acontecer de forma gradual.

6- Princípio da relação Volume-intensidade: O aumento do volume e intensidade do treino é um dos factores principais na melhoria da performance. A forma como são geridas estas duas variáveis no treino, poderá definir o bom, do mau treinador. Geralmente, no planeamento do treino, o aumento de uma destas duas variáveis, corresponderá a uma diminuição da outra... ou seja, se aumentarmos o volume, diminuirá a intensidade do treino e, se aumentarmos a intensidade, diminuirá o volume do treino...

7- Princípio da Variabilidade: Este principio é fundamental para manter a motivação do Atleta. Muitos abandonam a modalidade que praticam devido à falta de criatividade no Plano de Treinos. E, há, inúmeras formas de "levar a água ao moinho", cabendo ao Treinador, quebrar com a rotina e aumentar a diversificação de estímulos aos seus atletas. Atletas motivados e a quem são frequentemente adicionados novos estímulos no seu planeamento de treino, obtêm muito melhores resultados!!!

8- Princípio da Saúde: Este princípio é descurado por muitos atletas.. refiro-me a indivíduos que levam o seu corpo ao limite, fazendo esforços físicos para os quais não estão minimamente preparados para tal.  O organismo humano é uma máquina quase perfeita mas, temos que saber ouvi-la e dar-lhe tempo para se adaptar. Não faz sentido algum, indivíduos que levaram uma vida sedentária durante muitos anos, começarem a fazer ultra-maratonas após alguns meses de treino. Nada, nesses indivíduos está preparado para tal... nem músculos, nem tendões, nem ligamentos, nem a parte cardio-respiratória etc. etc. uma base sólida é fundamental para a longevidade no Desporto... e o Desporto como já escrevi em outros artigos, é algo que se pretende para toda a VIDA e não para meia dúzia de anos!!!!

E vocês, cumprem estes Princípios?
Se pretenderem obter um Plano de Treinos de acordo com a vossa individualidade e objectivo, basta entrarem em contacto através do https://www.facebook.com/NunoGoncalvesAtleta . Este novo Projecto tem o nome de RCT Evolution e, tal como o nome indica, pretende que todos os atletas possam potenciar ao máximo as suas capacidades físicas através do treino, criando uma base sólida, para uma evolução consistente...  Os Valores praticados são desde 10 Euros / mês...  Bons Treinos!!